Depois do anuncio do cozinheiro espanhol Ferrán Adrià do fechamento do seu restaurante “El Bulli” durante os anos 2012 e 2013, os meios de comunicação, e não somente os nacionais, fizeram eco da notícia e das repercussões do fechamento do, como descreve o jornal “The Times”, possivelmente o restaurante mais exclusivo do mundo!.
Mais além dos elogios destinados à cozinha fusion de Ferran Adriá, The Times relembra as críticas que “EL Bulli! Já recebeu em mais de uma ocasião, “ A cozinha de Adriá pode não ser boa para a saúde”. Como prova, cita as opiniões de Jörg Zipprick, crítico gastronômico alemão, e o chef Santi Santamaría, são quem pensam que os ingredientes na cozinha molecular contém agentes gelificantes e emulcionantes de laboratório.
Quem será “o novo” El Bulli?
Assim mesmo, aproveitando a conjuntura, se apressa a recomendar a seus leitores que restaurante não poderão perder depois do anuncio de Adriá. Desta forma, dois espanhóis saem beneficiados: o “Celler” de Can Roca e Gerona y Mugaritz em San Sebastián. Porem o jornal britânico não é o único que busca sucessor para “El Bulli.
Por sua parte, “The Guardian” se pergunta se a fama do restaurante de Adriá está “realmente justificada” e continua sendo um “gastropalacio modernista do que costumava chamar-se de gastronomia molecular”.Aportando como prova disso sua própria experiência. O jornal britânico recomenda encarecidamente uma visita ao “templo da criação” de Adriá, onde, “possivelmente degustou da melhor comida”.
Qual será “o novo” Bulli?
Assinar:
Postagens (Atom)