Tortilla


Tortillas, croquetes, bolinhos... todos são sinônimos de comida caseira. Apesar de hoje em dia esta na moda colocar um toque de distinção com algum ingrediente sofisticado, nasceram da nescessidade e do engenio pra dar um bom destino aos poucos ingedientes encontrados na geladeira e despensas. O comum denominador desse pratos é passa-los por fritura, que pode ser com óleos vegetais ou animais. O chef catalão Mikel Farin (restaurante Sagardi) nos conta que em Barcelona apenas chega a temporada dos cogumelos eles preparam as "tortillas"."É um prato delicioso que cozinha-se em gordura de pato. primeiro derrete-se a gordura para resgatar os pedacinhos de carne e converter-los em torresmo". Ele explica.

Para fritar, Farin aconselha usar sempre elementos óleos de boa qualidade" haverá de esquentar-se bem sem chegar a esfumaçar por que o sabor a queimado se transmite na comida", adverte o profissional. Respeito ao ponto de cocção, explica que os croquetes e bolinhos devem ficar dourados e ter uma textura crocante por fora e terna por dentro.

E as tortillas? O ponto ideal é determinado pelo comensal. Alguns preferem-as douradas por fora e "cruas" por dentro: estilo babê. Outros gostam bem cozidas por dentro. Para ambos casos, Mikel brinda estes conselhos de cocção:

• Evitar a sobre cocção do ovo, por que impregna o resto dos ingredientes com um sabor muito forte.

• Para adquirir uma cocção uniforme e evitar que a mistura grude na frigideira, previamente há de se misturar os ingredientes com movimentos envolventes com um garfo ou uma colher. Outra opção é mover a frigideira enquanto cozinha, uma técnica que os cozinheiros chamam de "hacer bailar la tortilla".

Também é muito pratico usar frigideiras antiaderentes. Em especial quando se faz tortillas com qualquer tipo de cogumelo.

• A "tortilla" cozinha-se de ambos os lados e a tarefa de dar-la volta não é simples. Mikel aconselha tampar a frigideira com um prato e logo girar o conjunto. A preparação fica invertida no prato e deslize-a dentro da frigideira para cozinhar o outro lado. Desta maneira evitamos que quebre. uma vez pronta se serve em uma fonte. Na espanha come-se quente ou fria incluso entre duas fatias de pão (chamado lá de "bocadillo").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!