O chef do ano


O chef espanhol radicado em Washington “Jose Andres” foi eleito o Chef do Ano pela revista norte-americana “GQ”, que dedica uma longa reportagem na sua edição de dezembro.
O jornalista Alan Richman faz uma seleção com seus 5 pratos preferidos entre a ampla variedade com os que José Andrés deleita ao publico norte americano em seus restaurantes.
A tortilla de patatas (omelete espanhola com batatas) e as batatas bravas Del Jaleo, o miolo de pão com ovo e queijo parmesão do minibar e as verduras do Zaytinya são os quatro pratos que escolhe entre três dos seis locais que possue em Washington.
Enquanto que em seu cardápio do restaurante “Bazaar”, que abriu em dezembro passado em Los Angeles, fica com o prato de presunto, que o cozinheiro chama de “Fermín Platter”.
A revista destaca, que como todos os grandes chefs, admira a simplicidade nos pratos e destaca que José Andrés conquistou o publico norte americado com um renovado conceito de “tapas” espanholas.
José Andrés, que lembra quando desembarcou em Washington em 1991, levava consigo 60 dólares no bolso e apenas falava inglês, contruiu quase 20 anos depois um império culinário.